O Instituto Socialismo e Democracia José Campos Barreto – IZB, mantém um espaço de cultura e conhecimento: é a Biblioteca Popular Arcênio Rodrigues da Silva, que hoje conta com um acervo de mais de 6 mil livros, além de revistas, jornais, documentos, DVDs e CDs.
Um dos destaques da Biblioteca é o acervo de documentos históricos das lutas dos trabalhadores nos movimentos operário, estudantil e popular, não só de Osasco e região, mas de todo o país.
O acervo de livros conta com obras raras e outras que são referenciais, principalmente nas áreas de ciências humanas e sociais, história e política. Existe ainda uma coleção de filmes e documentários em DVD. Tudo é acessível aos sócios e pesquisadores.
Arcênio, exemplo de luta
A Biblioteca Popular leva o nome de um lutador histórico em defesa dos trabalhadores. Arcênio Rodrigues da Silva foi dirigente da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo nos anos 1970 a 1990, lutou na resistência à ditadura, foi preso político na década de 1960. Teve um papel destacado na retomada das lutas operárias no começo da década de 1980, que marcou o fim da ditadura. Foi ativista nas Comissões de Fábrica, e posteriormente, chegou a dirigente sindical nos Químicos de Osasco, Campinas e Vinhedo. Arcênio faleceu em 2002, pouco antes da fundação do IZB, em 2003.
IZB