O Instituto Socialismo e Democracia José Campos Barreto, ou IZB, é um espaço dedicado ao debate das ideias socialistas, à formação política e à preservação da memória da luta operária e popular.
Foi fundado em 14 de junho de 2003, em assembleia geral especialmente convocada, e seu lançamento solene foi realizado em 19 de julho daquele ano com ato em homenagem a Zequinha Barreto com a presença de lideranças da greve dos metalúrgicos de Osasco de 1968 e militantes da resistência à ditadura militar, João Joaquim, José Ibrahim, Roque Aparecido, Inácio Gurgel, Stanislau Szermeta, deputado federal Ivan Valente e o irmão de Zequinha, Olderico Campos Barreto, entre centenas de lideranças progressistas. Na ocasião houve também apresentações de música e poesia, no Sindicato dos Bancários, subsede de Osasco, local do evento.
O nome dado ao do Instituto é uma justa homenagem a José Campos Barreto, o Zequinha, líder operário e estudantil de Osasco, que foi um dos organizadores da grande Greve de Osasco, em 1968, dos atos de protestos no 1º de Maio na Praça da Sé, no mesmo ano, presidente do CEO – Círculo Estudantil de Osasco, nos anos 1960, e companheiro do lendário capitão Carlos Lamarca, na resistência à ditadura, entre 1969 e 1971, quando ambos foram assassinados pela repressão no sertão da Bahia.
Como um espaço voltado à difusão do pensamento socialista, o IZB não se furta em fazer de forma plural o
debate sobre temas atuais e históricos e que têm implicações diretas na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Aposta na formação política dos lutadores sociais por meio de cursos, palestras, debates e grupos de estudos. Incentiva o acesso ao conhecimento através da Biblioteca Popular Arcênio Rodrigues da Silva. E é solidário a todas as lutas e todas as formas de resistência à opressão, ao poder do capital, ao neoliberalismo, aqui e em qualquer parte do mundo.
O IZB atua em parceria com o Sindicato dos Químicos Unificados de Osasco, Campinas e Vinhedo. Sua sede e a Biblioteca Popular funcionam na Sede deste Sindicato. Além desta parceria, o IZB desenvolve atividades conjuntas com outros Sindicatos, entidades, associações e organizações progressistas dos movimentos sociais.